Eles são a caça e nós os caçadores!

23/09/2013 às 16:31 | Publicado em Colunas | 2 Comentários

O ano de 2013 está marcado com a febre do épico Shingeki No Kyojin (Attack On Titan)!

A resenha abaixo contém alguns Spoilers!

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-01

A animação conta a história decadente situação da humanidade perante o ataque de gigantescas criaturas humanoides conhecidas como Titãs.

Para contê-los, o que restou da raça humana construiu as três Grandes Muralhas (Maria, Rose e Sina), mas um ataque inesperado de um Titã Colossal abre passagem para invasão dos Titãs.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-three-dimensiona-maneuver-gear 1shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-three-dimensiona-maneuver-gear 2

Utilizando o Equipamento de Manobra Tridimensional, que consiste de arpões com propulsão a gás e duas lâminas ajustáveis, a Divisão Militar consegue deter o inimigo.

O único ponto fraco de um Titã é a região da nuca, qualquer outra região do corpo é capaz de regenerar. A maioria deles se locomove de forma lenta e não aparentam ter uma inteligência avançada. Os Titãs que se comportam de modo diferente são chamados de Anormais.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-military

Após um treinamento duro, apenas os melhores poderão entrar para uma das três Divisões Militares:

  • Guarnição (rosas) – Responsável pela proteção da população e cumprimento das leis dentro das muralhas.
  • Legião Exploratória (asas) – O único grupo encarregado por executar missões fora das cidades, principalmente com o intuito de conseguir informações sobre os Titãs.
  • Polícia Militar (unicórnio) – Atua apenas dentro da Muralha Sina, a muralha mais protegida, onde fica as acomodações reais e a elite. Essa divisão é responsável por fiscalizar a população e obedecer qualquer ordem do Rei.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-walls

O grande trunfo da série, não está apenas na ação, mas nas questões sociais apresentadas. Como a população humana viveu séculos dentro de uma nação murada, aconteceu uma acomodação, resultando em uma falsa sensação de segurança. Grande parte das pessoas temem algo que nunca viram.

Outra questão interessante é o instinto de sobrevivência da humanidade, até quão baixo pode chegar o ser humano para se manter vivo. Apesar da proteção das Muralhas, a corrupção, fome e outros problemas ainda assolam a sociedade. O alistamento militar, por exemplo, é uma garantia de sobrevivência. Muitos optam por servir nas Muralhas, assim garantindo seu sustento através dos recursos da população.

Curiosidades: O autor da série, Hajime Isayama, criou a história baseada em sua infância escolar. A grande muralha representa os muros de sua escola e os Titãs as crianças maiores que faziam bullying nele. A movimentação dos golpes vem do UFC, assim como alguns Titãs são baseados em lutadores reais. Hajime é muito fã do esporte.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-deathshingeki-no-kyojin-attack-on-titan-killing-titan

Durante o ataque do Titã Colossal, o protagonista Eren Jaeger presencia a morte de sua mãe, graças ao despreparo militar e psicológico de um soldado perante a realidade.

Eren cresceu com esse sentimento de raiva e impotência diante de uma situação de descaso. Pela primeira vez, ele se deu conta que a humanidade sempre foi tratada como gado e estava fadada à extinção. Também vale mencionar outros personagens:

  • Mikasa Ackerman – Adotada pela família de Eren e dona de uma vontade de viver absurda para proteger aqueles que ama. Uma das mais habilidosas exterminadoras de Titãs.
  • Armin Arlert – Protegido por Misaka e Eren na infância. O que lhe falta em força, ele tem em inteligência. Personagem importantíssimo para o desenvolvimento da trama.
  • Jean Kirschtein – Rival de Eren. Egoísta, prepotente e covarde, que acaba usando parte de seu medo de morrer para manter todos a salvo, tornando-se um ótimo líder.
  • Lance Corporal Rivaille – Também conhecido como Levi, é o melhor membro da Legião de Exploração com um passado criminoso. Além de lidar com todo o caos da situação, orienta sua equipe para as melhores decisões. Meu personagem favorito no anime.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-03

Shingeki No Kyojin é um anime sobre a natureza humana em situações extremas, afinal, a maior ameaça do ser humano é ele mesmo. Algumas situações fazem você pensar se valeria mesmo a pena viver alheio ao real problema ou se a melhor solução é lutar contra seus medos em busca de sua liberdade.

Infelizmente, a produção do desenho é apressada, às vezes a qualidade é comprometida, mas esses erros serão corrigidos na versão Blu-Ray. A Primeira Temporada são 25 episódios (no último episódio tem uma cena pós-créditos, assista até o final). A Segunda Temporada ainda não tem data de estreia, mas um OVA está previsto para 9 de dezembro.

shnegki-no-kyojin-attack-on-titan-characters-height-chart

O Mangá ainda está em publicação no Japão, com um spin-off já confirmado e o primeiro jogo para Nintendo 3DS será lançado em breve. Confira abaixo as épicas Aberturas e os Temas Musicais completos:

Linked Horizon – Guren No Yumiya | Linked Horizon – Jiyuu No Tsubasa 

“Mas não se preocupe… eu vou lhe devorar no lugar deles.” – Hanji Zoe.

NOTA 10!!!

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Vale mencionar o jogo, feito por um fã, mas muito viciante:
    http://fenglee.com/game/aog/#access

    • Nem consegui voar.


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.