Selo da União

27/11/2016 às 17:20 | Publicado em Colunas | Deixe um comentário

Finalmente, o mangá/anime Naruto chegou oficialmente ao seu fim (ainda estão passando uns episódios complementares, mas a história principal acabou). Eu não poderia deixar de falar algo sobre a minha obra japonesa favorita. O texto abaixo contém SPOILERS!

naruto_4
Não vou ficar comentando quem é o mais forte (Nara Shikamaru e tenho dito!), quais foram as melhores batalhas, nada disso. Naruto não é sobre batalhas, é sobre união. A série se baseia nesse conceito.

Os personagens sempre são divididos em equipe, todo jutsu é realizado com a junção das mãos e até a técnica favorita do protagonista consiste em se tornar um grupo. A trama abordou muito bem as questão de laços de união, seja de amizade, familiar ou rivalidade, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.

naruto_5

Uchiha Sasuke, teve uma família bem estruturada, mas nunca teve o reconhecimento devido, além de viver na sombra do seu irmão, Uchiha Itachi. Seu clã e família são mortos por Itachi, mas com o tempo ele descobre a verdade por detrás da tragédia e passa toda a culpa para si. Sua noção de erradicação da dor e sofrimento, só poderá ser alcançada quando todos aqueles que fizeram ou fazem parte de sua vida fossem eliminados e a partir daí um novo ciclo daria início sem os erros anteriores.

naruto_2

Apenas na luta final, Sasuke está disposto a suportar o peso do mundo com os outros, graças ao Naruto, que nunca desistiu em retirá-lo das trevas. Todo o lance de não saber lidar com os traumas do passado também é desenvolvido nos vilões. No última arco, Uchiha Obito deseja criar uma ilusão em escala mundial, onde todos viveriam em um mundo perfeito sem dor e sofrimento, novamente por não saber lidar com a perda, no caso, se sua amiga Rin.

naruto_kurama

 Uzumaki Naruto é uma criança solitária, que nunca soube o significado real de uma família e foi temido pelas pessoas ao redor sem ter culpa disso. Seu único sonho é ser reconhecido por todos, mas não sabe lidar com isso e tenta chamar atenção daqueles ao redor da pior forma possível. Com seu amadurecimento, o jovem decide guardar toda essa dor para si e busca absorver esse sentimento dos outros para por um fim definitivo no ciclo de violência do mundo ninja. Esse enredo não poderia ser mais atual.

naruto_3

Particularmente, eu acho muito linda a cena dele conseguindo a confiança da criatura maligna selada em seu interior, a raposa Kurama. O garoto promete retirar todo o seu ódio, pedindo que compartilho toda essa emoção consigo. Ao passar dos episódios, o insuportável do Naruto foi se tornando um dos meus personagens favoritos justamente por essa empatia perante aos problemas alheios e por não perder tempo sentindo pena de si, além de sempre reforçar que não existe atalhos para atingir seus objetivos.

naruto_1

Mesmo com seu fim, recomendo toda a obra, principalmente a leitura do mangá (são 75 volumes, além das edições especiais. Está sendo relançado no Brasil em sua versão Gold e Pocket). As histórias do filho de Naruto, Boruto, estão sendo publicadas no Japão e podem virar anime regular também.

Confira aqui meu elenco fictício (agora bem ultrapassado, hehe!) para um versão em live-action da obra.

Nota 10 com muito orgulho!

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: